Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
O que é preciso para trabalhar na NASA? Veja os cargos que existem! O que é preciso para trabalhar na NASA? Veja os cargos que existem!

O que é preciso para trabalhar na NASA? Veja os cargos que existem!

Você já imaginou trabalhar na NASA? A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço é uma agência do governo federal dos Estados Unidos responsável pelo desenvolvimento de tecnologias e explorações espaciais, sendo uma das agências espaciais mais reconhecidas e influentes do mundo.

Fundada em 1958, tem como missão fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração do espaço sideral. Sua fundação ocorreu durante a Guerra Fria, em meio à corrida espacial travada entre Estados Unidos e União Soviética para dominar o espaço. 

De lá para cá, a agência já desenvolveu diversas missões de exploração espacial e tem atraído a atenção do mundo todo para suas descobertas, principalmente para estudantes que aspiram trabalhar com o espaço e seus corpos celestes. Mas como será que é possível trabalhar na NASA?

Para saber a resposta, é só continuar lendo esse artigo! 

Como é trabalhar na NASA?

Após as missões de exploração aeroespacial datadas da Guerra Fria, a NASA desenvolveu muitas outras que impressionaram por suas descobertas. Atualmente, as missões em destaque são a Missão Juno (que tem como objetivo conhecer mais sobre o planeta Júpiter) e a Missão Curiosity Mars Rover, que explora o planeta vermelho (Marte) por meio de sondas. Além disso, a agência já desenvolveu outros programas de repercussão internacional e que mudaram os rumos da ciência. Confira alguns:

  • Projeto Apollo;
  • Skylab;
  • Ônibus espacial;
  • Programa Artemis;

A NASA também está desenvolvendo, atualmente, programas que podem mudar o mundo como o conhecemos hoje. Quem sabe você não participa de alguns deles?

  • Robô metamorfo;
  • Gerador de oxigênio portátil;
  • Coletor de lixo espacial;
  • Postos de gasolina espaciais;
  • Naves asteroides;
  • Bloqueador gigante de luz;
  • Trajes espaciais inteligentes;
  • Industrialização do espaço;
  • Viagens sem uso de combustíveis;
  • Controle aéreo para drones;
  • Ratos astronautas;
  • Fazendas espaciais;
  • Exploração da lua Europa, de Júpiter;
  • Satélites compactos.

A NASA emprega profissionais de diversas áreas e é o sonho profissional de muitos, principalmente aqueles que querem desenvolver uma carreira espacial. Ao contrário do que muitos pensam, a NASA não contrata apenas astrônomos e engenheiros, mas diversos outros profissionais com formações úteis para o bom funcionamento da agência. É o caso de médicos, jornalistas, administradores, advogados, contadores, relações públicas e profissionais de Recursos Humanos.  

Para conquistar uma vaga na NASA, entretanto, é preciso se dedicar bastante! Por ser uma organização de prestígio, as vagas são bastante concorridas. A chave para o sucesso está em um currículo com alta formação, experiência e habilidades interpessoais valorizadas pela NASA, como liderança e curiosidade. 

Veja tambémFuturo do trabalho – veja 8 tendências em ascensão no Brasil

A empresa é avaliada em 4,4 (em um total de 5) pelo Glassdoor, sendo considerada uma boa empresa para se trabalhar, proporcionando experiências incríveis e rápido crescimento profissional. Os pontos negativos descritos são o alto nível de pressão e a carga horária alta.

É claro, porém, que as vagas mais visadas são aquelas que permitem o contato direto com as pesquisas aeroespaciais. Afinal, quem nunca olhou para o céu e quis saber mais?

Quais são os cargos da NASA?

Atualmente, a NASA conta com o maior orçamento mundial destinado à exploração espacial. Entre as principais áreas com maior abertura de vagas, estão:

  • Tecnologia da informação;
  • Proteção ambiental;
  • Pilotagem de aeronaves;
  • Engenharia mecânica;
  • Astrofísica;
  • Engenharia de hardware;
  • Meteorologia;
  • Engenharia aeroespacial;
  • Comunicação (jornalismo, relações públicas, publicidade).

Mas quais são os principais cargos encontrados na NASA? Confira abaixo: 

Engenheiros 

Quem trabalha com engenharia pode comemorar: existem vagas para engenheiros de diversas especializações na NASA! Os especialistas mais requisitados são os engenheiros aeroespaciais, mecânicos, elétricos e engenheiros de software, mas engenheiros de telecomunicações, engenheiros de sistemas e engenheiros aeronáuticos também são contratados.

Eles são responsáveis pelo desenvolvimento e operação de artefatos como espaçonaves, foguetes, instrumentos científicos e sistemas de controle e comunicação. 

Astronautas

Astronauta é o cargo mais clássico para quem sonha em trabalhar na NASA! Os astronautas são os profissionais enviados para o espaço para realizar missões, operando espaçonaves, conduzindo experimentos científicos e atividades extraveiculares. A função do astronauta é de extrema importância, pois contribuem para avanços em diversas áreas, como medicina, biologia, física e ciências da Terra.

A seleção para astronauta da NASA é rigorosa e os profissionais podem ter formações variadas, como engenharia aeroespacial, engenharia mecânica, engenharia elétrica, ciência da computação, medicina e outros cursos da área da saúde.

É imprescindível que o astronauta tenha conhecimentos sobre primeiros socorros, tenha bastante disciplina, saiba liderar e ser liderado e também agir em momentos de pressão. Além da formação acadêmica, é importante ter habilidades práticas, como experiência em pilotagem de aeronaves, mergulho ou treinamento militar, dependendo dos requisitos específicos de cada agência espacial.

Cientistas

Se a carreira científica é seu objetivo, é bom ficar ligado(a) nas vagas que surgem na NASA! Afinal, a agência está sempre precisando de cientistas de diversas áreas, como física, astrofísica, química, matemática, biologia, meteorologia, e outros.

Esses profissionais são os responsáveis por desenvolver pesquisas e analisar dados que contribuam para o futuro das missões e experimentos. Eles trabalham em ampla colaboração com engenheiros, analistas e técnicos de dados. Cientistas podem ser graduados em física, química, ciências biológicas, meteorologia, matemática, astronomia e até engenharias. 

Analistas de dados

A carreira em ciência de dados é uma carreira promissora – empresas em diversas áreas precisam deste profissional! E não seria diferente com a NASA. A Agência contrata analistas de dados para processar, analisar e interpretar um grande volume de dados, colaborando com cientistas e engenheiros no desenvolvimento de pesquisas espaciais.

Inclusive, em 2023, a NASA fechou uma parceria com o IBM para analisar dados sobre a terra a partir do uso de inteligência artificial (IA). Por meio dessa colaboração, as duas organizações estão unindo suas expertise e recursos para desenvolver soluções avançadas que possam analisar grandes volumes de dados ambientais e prever tendências climáticas com maior precisão.

O foco da pesquisa é explorar como a IA pode ser aplicada para melhorar a compreensão das mudanças climáticas, identificar padrões complexos nos dados climáticos e criar modelos mais precisos para prever eventos extremos, como tempestades, secas e ondas de calor. Ao reunir dados da NASA, que possui uma vasta quantidade de informações sobre o clima coletadas por meio de satélites e observações terrestres, com a expertise da IBM em IA e análise de dados, a parceria visa impulsionar avanços significativos no campo da ciência climática.

Administradores

A NASA é um órgão que precisa ser gerido e administrado como qualquer outro. Por isso, administradores e gestores de projetos são profissionais valiosos para a agência espacial. São esses os profissionais responsáveis pelo planejamento, coordenação e supervisão das atividades da agência, garantindo que os projetos funcionem da maneira esperada e de acordo com prazo e orçamento definido.

Veja tambémConheça as 8 principais áreas de atuação em Administração

É necessário cursar graduação em administração para se candidatar a esta vaga. Vale ressaltar também que, empregos na NASA são altamente competitivos, e os candidatos devem estar preparados para um processo seletivo rigoroso. Por isso, é muito comum que os profissionais possuam níveis mais elevados de educação, como pós-graduação, mestrado ou doutorado

É difícil entrar na NASA?

O processo para entrar na NASA é difícil, por ser bastante concorrido e exigente. Para trabalhar na agência, é preciso, além de formação com pós-graduação em áreas correlatas à seus cargos disponíveis (física, química, engenharia aeroespacial, engenharia mecânica, administração, ciência de dados, matemática e biologia, astronomia), ter fluência em inglês e experiência comprovada de no mínimo 3 anos na área. Outro requisito básico é a experiência de mil horas para pilotos em aviões a jato.  

Se você quer encarar a concorrência, é hora de se preparar! Em primeiro lugar, escolha qual área dentro da agência você tem interesse. Depois, é hora de investir na sua educação. Além de cursar uma graduação relacionada à posição desejada, é preciso ter uma pós-graduação, preferencialmente stricto-sensu (ou seja, mestrado e/ou doutorado). A experiência em pesquisa científica é muito importante para quem quer trabalhar na NASA! 

CTA estude nas maiores universidades do país pagando menos

Ter um currículo recheado de experiências práticas relevantes e habilidades complementares também é muito importante para demonstrar que você está preparado para a carreira dentro da NASA. Participe de eventos na área, faça bastante networking e se prepare previamente para o processo seletivo. Esteja pronto para responder às principais perguntas sobre você e sobre sua formação, refine suas habilidades e fique atento(a) aos principais requisitos do processo seletivo da NASA.   

Para encontrar um emprego na Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, é preciso conferir os cargos no site USAJOBS. Lá você vai encontrar um resumo das posições, com informações sobre requisitos, qualificações e salários. É possível também estagiar na NASA – o pré requisito é ser um bolsista ligado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) ou à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que já estão frequentando uma universidade dos EUA ou estão prestes a embarcar. 

Veja tambémConheça os melhores programas de bolsa de estudos do Brasil!

Para se candidatar, geralmente é necessário ser cidadão norte-americano civil ou militar e preencher os formulários solicitados pela NASA. O processo seletivo é composto por entrevistas, testes médicos (é necessário ter boa saúde para trabalhar na agência), testes psicológicos e orientações. 

Os candidatos selecionados devem se apresentar no Centro Espacial Johnson da NASA em Houston, Texas para cursar a formação básica sobre a Estação Espacial Internacional e voos especiais em geral. A formação inicial dura dois anos.

Programas de estágio e qualificação oferecidos pela NASA

Existem diversos caminhos possíveis para quem quer trabalhar na NASA. Além da candidatura tradicional, feita por meio do USA JOBS, a NASA oferece processos de estágio e qualificação profissional. Confira alguns:

Intern

Programa de estágio remunerado destinado a estudantes de ensino médio, universitários e professores que possuam cidadania estadunidense e alcancem a média de notas necessária para a aplicação. 

E estagiários podem fazer grandes descobertas na Nasa! Em 2020, um estagiário chamado Wolf Cukier, descobriu um novo planeta aos 17 anos!

Durante seu estágio, Cukier foi designado para revisar dados coletados pelo satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), que busca por planetas fora do nosso sistema solar detectando variações no brilho das estrelas. Poucos dias após iniciar seu estágio, enquanto analisava dados de uma estrela chamada TOI 1338, Cukier notou um sinal de trânsito incomum que indicava a presença de um possível planeta em órbita ao redor da estrela.

Após uma análise mais aprofundada, Cukier e sua equipe confirmaram a descoberta de um novo exoplaneta, agora conhecido como TOI 1338 b. Este planeta é aproximadamente 6,9 vezes maior que a Terra e orbita uma estrela binária, ou seja, um sistema estelar composto por duas estrelas que orbitam uma em torno da outra.

A descoberta de Cukier recebeu ampla cobertura da mídia internacional e ele foi elogiado por sua perspicácia e dedicação à ciência. Sua história inspirou muitos jovens a se interessarem pela astronomia e pela exploração do espaço. A experiência também solidificou sua paixão pela astronomia e sua determinação em continuar contribuindo para a compreensão do universo.

Pathways Intern

O Pathways Program for Students conta com três subdivisões: o Pathways Intern Education Program (IEP), o Pathways Recent Graduate Program (RGP) e o Pathways Presidential Management Fellows Program (PMF). O IEP tem como objetivo integrar os estudos acadêmicos ao trabalho. Os requisitos para se candidatar são: ter cidadania estadunidense, ter no mínimo 16 anos completos na época da candidatura, ter feito a matrícula para estudar em um curso de meio período, pelo menos, manter a média de notas e estar apto a concluir 640 horas de trabalho. 

Já o RGP tem como objetivo auxiliar estudantes recém-formados com um programa de desenvolvimento de carreira com um ano de duração (no mínimo). Para se candidatar, é necessário:

  • Ter cidadania estadunidense
  • Cumprir os requisitos de qualificação do cargo
  • Cumprir os requisitos da agência (estarão descritos no anúncio da vaga)
  • Ter recebido nos últimos dois anos algum certificado ou diploma de instituição de ensino credenciada.

Os profissionais que participarem do RGP terão possibilidade de contratação permanente após término do programa, ao contrário dos que participam do Pathways Intern Education.

Por fim, o PMF, ou Pathways Presidential Management Fellows Program (PMF) é voltado para pessoas que terminaram um curso de mestrado ou doutorado nos últimos dois anos. A missão do programa é recrutar futuros líderes governamentais de todos os setores da sociedade.

Nasa Fellowships

O programa Nasa Fellowships oferece a oportunidade de colaboração com a NASA para instituições de ensino que possuem projetos de pesquisa que se encaixam nas prioridades científicas e tecnológicas da agência. O objetivo do programa é formar um mercado de trabalho qualificado na área da ciência, tecnologia e matemática.

International Intern 

O projeto NASA International Intern tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de estudantes universitários ao redor de todo o mundo. Nesse projeto, os estudantes trabalham em colaboração com estudantes de outros países sob a orientação de um mentor multicultural. 

É preciso ser fluente em inglês para se candidatar a uma vaga. Atualmente, os países participantes do programa são Austrália, Brasil, Canadá, Israel, Jordânia, Lituânia, México, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Coreia do Sul, Suécia, Trinidad e Tobago e Emirados Árabes Unidos. A Agência responsável por intermediar o processo de candidatura no Brasil é a Agência Espacial Brasileira. 

Astronaut Candidate Program

A NASA também oferece programas para quem quer se tornar astronauta. Os candidatos precisam cumprir os seguintes requisitos: ter cidadania estadunidense, ter mestrado em alguma das áreas correlatas (matemática, engenharia, ciência e tecnologia), ter no mínimo dois anos de experiência profissional ou 1000 horas de pilotagem de aviões a jato e receber a aprovação no exame físico da NASA. 

É possível um brasileiro trabalhar na NASA?

Você deve ter percebido que, para a maioria dos programas, é necessário ser estadunidense para se inscrever. Por isso, fica a dúvida: é possível que algum brasileiro consiga trabalhar na NASA?

A resposta é sim! Atualmente, dois brasileiros trabalham na Nasa: o engenheiro mineiro Ivair Gontijo (técnico em Agropecuária, graduado em Física, mestre em Óptica e doutor em Engenharia Elétrica e a astrônoma paulista Duilia Fernandes de Mello (fez graduação, mestrado e doutorado em Astronomia).

Eles não são os únicos – além disso, o Brasil teve participação na NASA em outros momentos.

  • Marcos Pontes, hoje senador federal, foi o primeiro brasileiro a ir para o espaço;
  • Pedro Gerum descobriu 301 novos exoplanetas em estágio na NASA;
  • Laysa Peixoto se tornou a primeira brasileira a comandar uma equipe da NASA;
  • Rosaly Lopes trabalha como vice-diretora do Departamento de Ciências Planetárias da NASA;
  • Philipe Tosi é engenheiro do Jet Propulsion Laboratory, da NASA
  • …e diversos outros cientistas brasileiros têm desenvolvido projetos de pesquisa com o apoio da NASA!

Para chegar lá, entretanto, é preciso, além de um currículo de formação impecável e experiências relevantes no setor, contar com parcerias entre o governo brasileiro e o dos Estados Unidos. É possível contar com o apoio da CAPES e do CNPQ, organizações que apoiam estudantes universitários brasileiros, e da Agência Espacial Brasileira. Se esse é o seu desejo, não desista! A jornada é longa, mas os brasileiros que trabalham atualmente na NASA nos mostram que é possível chegar lá. 

Qual é a média salarial de quem trabalha na NASA?

São muitos os cargos na NASA, assim como seus respectivos salários. É possível, porém, fixar a média salarial para os funcionários da NASA em US$59.000, variando de US$33.000 a US$106.000 por ano. 

Um engenheiro iniciante pode ganhar, dentro da NASA, de US$65.000 a US$85.000 anualmente. Engenheiros com mais experiência e em cargos de liderança podem chegar a receber mais de US$150.000 por ano. Já os salários de cientistas da NASA variam entre US$59.000 a R$162.000 por ano. Um astronauta veterano pode ganhar mais de US$100.000 anuais. 

Para trabalhar na NASA é preciso muita persistência e dedicação para chegar lá, mas o caminho é recompensador.

Se este for o seu sonho, o primeiro passo é escolher o curso e a faculdade que você quer estudar. Se precisar de apoio financeiro para conseguir alcançar seu objetivo, por conta da sua condição econômica, não se preocupe. O Pravaler é o financiamento privado que te permite alcançar seus objetivos e cursar uma graduação ou pós-graduação de qualidade em mais de 500 universidades do Brasil, com mensalidades que cabem dentro do seu orçamento.

Para contratar um financiamento estudantil pelo Pravaler não é necessário ter realizado o Enem… basta estar matriculado em uma instituição de ensino parceira. E o melhor: você pode estar em qualquer período do curso! As parcelas contam com os menores juros do mercado e o processo de contratação é todo digital, sem burocracias e com análise de crédito em até 24 horas. Que tal simular a parcela do seu financiamento aqui e começar hoje mesmo a traçar sua carreira na NASA? 

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRASABER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter