AVALIAÇÕES DO MEC
Universidade

Curso de Rádio, TV e Internet Metodista

Simule o seu financiamento e descubra quanto pagará por mês:

Saiba mais
QR Code: Baixe nosso aplicativo Baixe nosso aplicativo no Google Play
Se preferir, FAÇA UMA SIMULAÇÃO no nosso aplicativo, clicando aqui. Disponível, por enquanto, somente no Google Play.

Sobre o Curso


exibir mais

exibir menos

O Curso de Rádio, Televisão e Internet da Universidade Metodista de São Paulo tem por objetivo preparar profissionais habilitados para a atuação consciente e crítica no atual ambiente comunicacional multifacetado e em constante transformação cultural e tecnológica. Durante 4 anos, os alunos discutem, analisam e vivenciam todas as etapas da produção audiovisual, desde a concepção de projetos até a sua veiculação.

Titulação: Bacharelado em Rádio, TV e Internet

Duração do Curso

Semestres: 8

Anos: 4

Turnos

Noite

Tipos de Graduação

Presencial

Formas de pagamento

Menor Parcela

SIMULADOR

Saiba até quanto você pode financiar

Qual é a sua renda?

R$

Qual é a renda do seu garantidor?

R$
Você pode financiar um curso com mensalidade de até:

R$ 0,00

Sujeito a análise de crédito e outras comprovações
Quero me cadastrar
Comparar juros Pravaler X outros

Dúvidas Frequentes

1. O curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista é reconhecido pelo MEC?

Sim, curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista é reconhecido pelo MEC com nota 3.

2. Como é a grade curricular do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista?

1º Período:
Atividades Complementares; Comunicação, Mídias e Narrativas; História Social do Registro da Imagem; Tecnologia e Expressão Audiovisual.

2º Período:
Atividades Complementares; Cultura, Urbanização e Modernidade; Eletivas de Formação Cidadã I; Imagem: Teorias, Técnicas e Codificações; Teorias e Processos da Comunicação.

3º Período:
Atividades Complementares; Comunicação, Arte e Cultura; Design de Imagem e Som Digital; Planejamento, Organização e Gestão em RTV.

4º Período:
Atividades Complementares; Comunicação, História e Sociedade; Laboratório de Imagem e Som.

5º Período:
Atividades Complementares; Fundamentos da Produção em RTV; Laboratório de Imagem Digital Cinética.

6º Período:
Atividades Complementares; Criação e Planejamento Audiovisual; Direção de Programas de Rádio e TV.

7º Período:
Atividades Complementares; Desenvolvimento de Programas Audiovisuais.

8º Período:
Pós-Produção e Finalização.

3. Quais são os principais cargos e áreas de atuação no setor de Rádio, TV e Internet?

Tendo por referência os contratos de estágios e informações obtidas junto a alunos graduados e absorvidos pelo mercado específico de rádio e televisão as principais oportunidades de trabalho estão concentradas nas seguintes funções: Produtor e/ou assistente de produção; Coordenador de produção; Produtor executivo; Roteirista; Operador de áudio; Editor de programação; Editor de áudio e de imagem; Operador de áudio e vídeo; Iluminador; e, Cenógrafo. No sentido de preparar adequadamente o aluno ao mercado profissional, o curso oferece estágios na própria Universidade em setores como: “Agência Integrada de Comunicação” que, além de auxiliar os alunos do curso na realização de trabalhos acadêmicos e prestar serviços às demais unidades da Metodista, apoia a produção audiovisual de organizações não governamentais.

4. Qual é o perfil profissional do egresso do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista?

O profissional formado em Rádio, TV e Internet pela Universidade Metodista está apto a exercer a liderança na execução de produtos culturais e na coordenação de equipes em todas as etapas de produção e execução do audiovisual analógico e digital, ou seja: Gerar produtos audiovisuais em suas especialidades criativas, como escrever originais ou roteiros para realização de projetos audiovisuais; adaptar originais de terceiros; responder pela direção, realização e transmissão de programas audiovisuais; editar e finalizar programas analógicos ou digitais; Saber como planejar, orçar e produzir programas para serem gravados ou transmitidos; administrar, planejar e orçar estruturas de emissoras ou produtoras; Dominar as linguagens e gêneros relacionados às criações audiovisuais; Conceber projetos de criação e produção audiovisual em formatos adequados a sua veiculação nos meios massivos, como rádio e televisão, em formatos de divulgação presencial, como vídeo e gravações sonoras, e em formatos típicos de inserção em sistemas eletrônicos em rede e outros produtos digitais; Compreender as incidências culturais, éticas, educacionais e emocionais da produção audiovisual mediatizada pela comunicação; Assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à área audiovisual.

5. Como é o mercado de trabalho na área de Rádio, TV e Internet?

Nos últimos anos, o rádio e a televisão, bem como todos os demais meios de comunicação, vêm se renovando e se adaptando às mudanças provocadas pela incorporação de novas tecnologias. Além de chegar à Internet, novas mídias audiovisuais estão revolucionando o mercado, como no caso do celular. Os consumidores também estão cada vez mais exigentes. Com esses novos meios de produção e veiculação de conteúdos, o mercado apresenta grande demanda por profissionais com formação técnica adequada a essas novas tecnologias. Para atuar nesse panorama em constante transformação, o profissional de rádio e televisão também se renovou, tornando-se um agente cultural e tecnicamente preparado. Além de estar apto a definir, pesquisar, planejar, orçar e realizar programas, participa ativamente na administração e organização das estruturas de emissoras e produtoras, bem como, na criação de originais, roteiros e adaptações. Atuando como produtor, editor, finalizador e diretor de documentários, comerciais e vinhetas, o radialista tem seu espaço garantido nas mais diversas produtoras (cinematográficas, de vídeo e audiovisuais); empresas de publicidade e propaganda e assessorias de comunicação de instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Campus e Polos

Esses são os campus e polos presenciais dessa universidade

Ainda está com dúvidas? Entramos em contato.

Deixe os seus dados aqui e ligamos pra você